A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou a ação de logística reversa encaminhando pilhas usadas e diversos equipamentos e componentes eletrônicos inservíveis ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC INAC). Os materiais foram arrecadados por meio da campanha E-Lixo, que incentiva a troca de resíduos eletrônicos por mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.
Entre os materiais doados, estão 85 quilos de pilhas, 26 monitores, 20 teclados, 15 impressoras, 13 CPUs, 12 estabilizadores de energia, 4 televisores, 2 motores de ventilador, 1 ar condicionado móvel e 2 caixas grandes com componentes eletrônicos diversos. O material foi arrecadado durante dois meses.
O CRC INAC tem como missão a preservação do meio ambiente e a inclusão digital. O lixo eletrônico coletado é recondicionado e doado a espaços educacionais sem fins lucrativos. Os resíduos eletrônicos que não têm conserto são enviados a empresas que realizam a destinação ambientalmente adequada. O Instituto também promove a inclusão digital oferecendo cursos 100% gratuitos.
E-lixo
O E-lixo é uma campanha promovida pela SEMAM que tem por objetivo oferecer ao munícipe um local adequado para o descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico e, consequentemente, a redução do rejeito inadequado desse tipo de resíduo.
A proposta possibilita ainda que a população participe do processo de arborização urbana, pois os resíduos eletrônicos doados são trocados por mudas de árvores nativas, na proporção de uma muda a cada item de e-lixo.
As mudas doadas vêm do Viveiro Municipal e são provenientes de compensação ambiental, exigidas em processos de autorização de supressão de árvores isoladas, regulamentados pela Lei Municipal nº 2.637/2019.
A doação de lixo eletrônico acontece às terças e quintas-feiras, no Observatório Ambiental, mediante agendamento pelo telefone (12) 3892-6000 – ramal 211 ou e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br.
Comments