Na segunda-feira (23), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, entregou a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sebastião Leme da Silva – “Pingo de Gente”, localizada no bairro Morro do Abrigo. Com a conclusão dessa obra, o município alcança um marco histórico: 100% das escolas da rede municipal reformadas e revitalizadas, um compromisso assumido desde o início da gestão em 2017.
A EMEI Pingo de Gente passou por uma transformação completa, visando oferecer um ambiente mais seguro, acessível e de qualidade para as crianças e toda a equipe escolar. Entre as melhorias estão a troca total do telhado, construção de uma nova cozinha, adequação dos banheiros infantis, reestruturação da sala dos professores, nova secretaria, sala para a diretoria e sanitários acessíveis para pessoas com deficiência. A obra, com um investimento de quase R$ 1 milhão, garantiu que a unidade estivesse preparada para o retorno dos alunos com instalações modernas e adequadas.
Durante o período das obras, os estudantes foram temporariamente transferidos para a EMEI Chapeuzinho Vermelho, no bairro São Francisco, assegurando a continuidade do atendimento educacional sem prejuízos. Agora, com a entrega oficial, os alunos retornam para a escola revitalizada.
O prefeito Felipe Augusto destacou o significado da reforma no contexto da educação municipal e a trajetória de Sebastião Leme da Silva, conhecido como Tião Leme, o doador do terreno onde a escola foi construída. “Quando assumi a prefeitura em 2017, tive como um dos principais objetivos o compromisso de garantir educação de qualidade às crianças e aos jovens sebastianenses. Esta unidade estava se deteriorando. E naquele momento, iniciei a reforma e construção de 100% das unidades escolares”, afirmou o prefeito.
Segundo Felipe Augusto, a necessidade da reforma foi viabilizada após a compra do prédio, que originalmente havia sido doado por Tião Leme à Associação Sebastianense. "Nós tivemos que adquirir o prédio, pois, sem ser propriedade da prefeitura, seria inviável realizar as melhorias. Hoje, podemos comemorar a revitalização completa dessa escola, que continuará beneficiando muitas gerações."
Com uma história marcada pela dedicação à comunidade, Tião Leme, nascido em São José do Barreiro (SP), foi um dos primeiros moradores do Morro do Abrigo. Além de lutar pelos direitos dos moradores locais, doou o terreno para a construção da escola nos anos 1980, um gesto que reflete sua generosidade e compromisso com a educação. Ele faleceu em 2018, aos 83 anos, deixando um legado imensurável.
“A cidade mudou. Ao longo desses oito anos à frente da prefeitura, cuidamos da educação com muito zelo, junto a uma equipe maravilhosa, chefiada pela secretária Marta Brás. Hoje São Sebastião é um outro município, com escolas de qualidade que vão acolher as próximas gerações com o maior cuidado”, concluiu o prefeito Felipe Augusto.
Comments