A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou na terça-feira (4), no bairro Jardim Jaqueira, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Um espaço que serve como ponto de apoio ou referência para este público.
Com esta entrega, o município conta com quatro equipamentos para atendimento da população adulta em situação de rua. O Centro de Acolhida Especial (CAE) e as duas Casas de Passagem para homens e mulheres.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, do prefeito Aguilar Junior, dos vereadores Dé Construtor, Gil Oliveira, Cristian Bota, China, Antônio Carlos Junior, Baduca Filho e Jair Silva, além de secretários municipais. A Banda da Paz, formada por integrantes da Restitui que realiza abordagens nas ruas, fez uma apresentação musical no evento.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, ressaltou ser o último equipamento que completa o leque de atendimento às pessoas em situação de rua. “Realizamos um trabalho diário e técnico que visa proporcionar essa política de direitos aos cidadãos. Obrigado ao prefeito Aguilar Junior por enxergar essa população”, explica.
Já o prefeito Aguilar Junior destacou a sua felicidade em entregar mais um equipamento com olhar diferenciado para o ser humano. “Era uma vontade desde 2017 e hoje estamos concretizando mais um ponto do nosso plano de governo. “Aqui vamos abrigar seres humanos com um olhar diferenciado e vamos criar oportunidades para eles, seja via Posto de Atendimento ao Trabalhador como via Empreenda Já. Cada dia que passa, tenho mais vontade de entregar benfeitorias para a população. Somos a cidade que teve o maior aumento populacional, de acordo com o censo divulgado. Por isso, nossa responsabilidade aumenta e precisamos criar mais equipamentos, mostrando que Caraguá é a cidade que respeita o próximo”, destacou.
O Centro POP é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e encaminhamentos para documentação, tornando uma referência do usuário.
No local, uma equipe multiprofissional realizará atendimento individual, encaminhamento a serviços como regularização de documentos, acolhimento, recâmbio para o convívio familiar/comunitário, inscrição e atualização do Cadunico, atividades socioeducativas e encaminhamento para a rede de serviços.
コメント