Caraguatatuba se destacou durante o 8º Congresso Internacional Náutica, realizado em São Paulo, no último dia 21, com a obra de Enrocamento do Rio Juqueriquerê. O projeto foi apresentado pelo prefeito Aguilar Junior, com o conceito de como o turismo náutico pode impulsionar o setor econômico da cidade.
O evento contou com a participação do presidente do Grupo Náutica e organizador do maior evento náutico da América Latina – Boat Show, Ernani Paciornik; do secretário nacional de infraestrutura, crédito e investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, além de prefeitos, secretários e agentes do setor de todo país.
Na ocasião, o prefeito Aguilar Junior destacou que o projeto já é uma realidade e Caraguatatuba se prepara para um novo momento, com diversos investimentos em infraestrutura e com um olhar diferenciado para o setor náutico. “Além desta obra que vai impactar positivamente toda a região, estamos investindo também em eventos e esportes náuticos para levar um novo público para cidade, como o Campeonato de Motoaquática e o Festival de Vela”, contou.
Sobre a obra, Aguilar Junior enfatizou ser um grande desafio enfrentado depois de 40 anos, um projeto arrojado que muitos não acreditavam que sairia do papel e hoje é considerada a maior obra do Estado de São Paulo e a segunda maior do país.
O Rio Juqueriquerê possui em seu entorno, 13 marinas náuticas, 120 colaboradores diretos e 100 colaboradores indiretos, 1,5 mil embarcações, um Entreposto de Pesca e um estaleiro para manutenção de pesca/escuna. “É uma obra que irá impactar toda essa cadeia, levando mais desenvolvimento, economia, geração de emprego e renda e possibilidades de novos negócios”, explicou o prefeito.
O projeto de Enrocamento do Rio Juqueriquerê tem um investimento na ordem de R$ 42,5 milhões e os estudos iniciaram em 2017, com a licença aprovada pela Cetesb em agosto de 2020. A obra foi lançada em abril de 2022 e previsão de entrega é em julho de 2024.
O lado Norte já chegou aos 1.056 metros de comprimento e a meta é 1.200 metros de extensão. Já o lado Sul atinge 1.085 metros de extensão, sendo a meta 1.350 metros. A obra prevê diversos benefícios ao município e à população: melhoria da drenagem, evitando enchentes e alagamentos, segurança na navegação, garantia do acesso irrestrito a comunidade pesqueira/esporte e lazer, fomento das atividades náuticas, geração de empregos e estímulos de empreendimentos próximos ao rio.
O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, parabenizou ao prefeito pela coragem em enfrentar um assunto tão necessário e aguardado há muitos anos.
“Para quem conhece Caraguatatuba e é do setor, é uma obra muito esperada e com certeza será o diferencial do município, principalmente no desenvolvimento da náutica e no impacto das drenagens do município”, afirmou.
Comments